Pular para o conteúdo principal

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO



Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados.

Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos.

Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024.

Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Brandão com 1.055 votos. Nenhum dos dois deve lançar candidatura própria.

Outros, mais novos, podem manter este objetivo para o futuro. Thaiza Hortegal teve desempenho bem abaixo do esperado, apesar de a queda em outras bases ter sido maior, e Aldy Junior não conseguiu ter seu estadual entre os 20 mais votados do município (daí para baixo parei de procurar na lista). Podem lançar seus nomes como projeção para o futuro ou agregar força com outra candidatura.

Iracema sim teve bom desempenho, mas certamente não deixará a Assembleia após ter mais de 100 mil votos para vir disputar a prefeitura de Chapadinha no meio do mandato. Terá prestígio no governo Brandão e pode colaborar, mas quem sai, mais uma vez, com a obrigação de liderar a oposição é Higor Almeida.

Se pretender mesmo ser eleito prefeito, “o menino da escola” precisará interpretar bem o descompasso entre sua votação para federal (9.306) e a pequena transferência para o estadual (1.970). Um número demonstra carisma pessoal, o outro, falta de grupo. “Agregar” não é exatamente uma característica marcante do professor, que já disse não se interessar em alianças, mas para encarar a máquina forte e profissional de Belezinha não basta um sorriso largo.

Por isso mesmo a prefeita segue favoritíssima para ser reeleita. Seu deputado estadual não deverá ser menosprezado pelo Palácio dos Leões, seus deputados federais continuarão sendo essenciais para o presidente que for eleito e continuarão tendo o orçamento secreto como instrumento para manter as obras no município. Se algum imprevisto acontecer ela pode sempre contar com a ajuda das vaidades da oposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso petista adiado

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta última terça feira adiar o 3º Congresso Nacional do partido para os dias 17,18 e 19 de agosto. A decisão terá de ser confirmada pelo Diretório Nacional (percebeu a quantidade de coisa nacional nessa notícia?). O Congresso estava marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, mas seu adiamento deve ser confirmado por dificuldades logísticas.

Top 20 prefeituráveis de 2020

Com metade do mandato do prefeito Magno Bacelar superado as articulações para a sua sucessão devem começar a esquentar e o Blog do Braga traz a lista com os 20 nomes mais cogitados para enfrentar a disputa municipal de 2020. É possível que outros nomes sejam discutidos até as convenções do ano que e o mais provável é que três ou quatro sejam registrados pelos partidos políticos, mas os nomes mais especulados nas rodas de conversa da cidade e pelo grupos políticos locais até aqui são os seguintes: Magno Bacelar : Apesar das três condenações com trânsito em julgado no Tribunal de Contas da União (TCU), não dá para deixar de considerar o nome do prefeito que está no cargo, principalmente considerando sua capacidade de se livrar de problemas jurídicos. Dificilmente conseguirá desfazer o atual desgaste do seu governo, mas tem a marca de ter sido o único prefeito reeleito de Chapadinha, em 2004. Danubia Carneiro : Primeira-dama, ex-prefeita e secretária de Assistência S...

"Quem é o PT?", indaga Isaías

O ex-prefeito de Chapadinha e líder dos "pebas" da cidade, Isaías Fortes Menezes, parece não fazer questão de uma aliança do seu grupo político com o Partido dos Trabalhadores. Durante conversa do grupo que tratou dessa possibilidade e das demandas da legenda, Isaías cortou logo o assunto. "Quem é o PT pra querer isso?", questionou aos presentes. Segundo Isaías, a legenda não tem voto na cidade e já estaria até sendo excluída dos espaços estaduais pela governadora Roseana Sarney. Num momento que o partido é cortejado por diferentes grupos e lideranças, a postura do ex-prefeito tende a dificultar ainda mais o diálogo dos dirigentes do partido com as suas pretensas pré-candidatas, Isamara Menezes, a filha, e Dulcilene Cordeiro, a prima "Belezinha". Com três vitórias consecutivas na disputa presidencial, a maior bancada de deputados federais e agora o cargo de vice-governador do estado, o fortalecimento da legenda alcançará Chapadinha. Queria ou não queir...