Pular para o conteúdo principal

Top 20 prefeituráveis de 2020




Com metade do mandato do prefeito Magno Bacelar superado as articulações para a sua sucessão devem começar a esquentar e o Blog do Braga traz a lista com os 20 nomes mais cogitados para enfrentar a disputa municipal de 2020.

É possível que outros nomes sejam discutidos até as convenções do ano que e o mais provável é que três ou quatro sejam registrados pelos partidos políticos, mas os nomes mais especulados nas rodas de conversa da cidade e pelo grupos políticos locais até aqui são os seguintes:

Magno Bacelar: Apesar das três condenações com trânsito em julgado no Tribunal de Contas da União (TCU), não dá para deixar de considerar o nome do prefeito que está no cargo, principalmente considerando sua capacidade de se livrar de problemas jurídicos. Dificilmente conseguirá desfazer o atual desgaste do seu governo, mas tem a marca de ter sido o único prefeito reeleito de Chapadinha, em 2004.

Danubia Carneiro: Primeira-dama, ex-prefeita e secretária de Assistência Social. Parece mais interessada do que o próprio marido em resgatar a imagem da gestão, mais enfrenta desgaste ainda maior da própria imagem. Com duas condenações no TCU, também enfrenta problemas jurídicos.

Junior Carneiro: Vereador mais votado do município e irmão da primeira-dama, ele não admite a intenção de concorrer por respeito aos líderes do grupo, mas é o nome mais lembrado para substituí-los.

Netinho Gedeão: Vereador atuante, Netinho tem feito em vários bairros ações de recuperação da infraestrutura urbana que seriam de obrigação do poder Executivo. Tem disposição para a disputa e boa relação com o prefeito e o deputado Levi Pontes.

Mônica Pontes: Nome de confiança do prefeito Magno Bacelar, Mônica comanda a Secretaria de Saúde no município sem perder o poder na Secretaria de Finanças. Jovem, evangélica e simples, ela poderia ser imposta ao grupo pelo prefeito como aconteceu em 2008 com o nome de Danúbia, mas nega qualquer intenção de concorrer. "Meu candidato é o prefeito Magno", declarou ao Blog.

Eduardo Sá: Antigo aliado do prefeito quando vereador e secretário municipal, o empresário que já ajudou o prefeito até financeiramente tem buscado independência da gestão depois de ver sua lealdade não ser reconhecida. Contra o candidato do prefeito (Victor Mendes), foi candidato a deputado federal formando um grupo que lhe coloca como um dos protagonistas nas articulações de 2020.

Fabyo Lima: Uma das poucas pessoas ainda ouvida pelo prefeito, o advogado Fábyo Lima não parece disposto a brigar com ninguém para ser candidato, mas é um nome técnico que o prefeito teria condição de apresentar para aliados e remontar a coalizão vencedora de 2016.

Paulo Neto: Deputado reeleito, Paulo Neto tem antigo desejo em disputar a prefeitura de Chapadinha. Articulado e corajoso, Paulo tem perfil populista e é um dos nomes que podem contar com o apoio do governador Flávio Dino, que não simpatiza com Magno nem Belezinha.

Levi Pontes: Mais ligado a Flávio Dino, o ainda deputado Levi Pontes teve mais votos do que Paulo Neto em Chapadinha e continuará sendo jogador importante da política municipal, se assim desejar. Se não for candidato, seu apoio pode ser decisivo para definir o vitorioso.

Talvane Hortegal: Político de longa carreira e médico de perfil popular, Talvane viu a filha ser eleita deputada estadual com votação acima do esperado em Chapadinha. É o vice-prefeito do município, apesar de ter rompido com a gestão logo no início. Pontua bem em pesquisas preliminares, mas ainda lhe falta grupo político para enfrentar a disputa.

Aldy Junior: Não esconde de ninguém o sonho de ser prefeito de Chapadinha. A pedido de candidatos a vereador do seu partido, o Dem, apoiou em 2016 Magno Bacelar, que não cumpriu o acordo de nomeá-lo secretário de Educação. Sempre deu boas votações para os deputados que apoiou e espera contar com os apoio do estadual Paulo Neto e do federal Jucelino Filho.

Vinicius Teles: Jovem empresário filho de família tradicional, Vinícius espera contar com o apoio do deputado estadual eleito Fernando Pessoa, que é seu primo.

Higor Almeida: Carismático, o professor Higor Almeida comanda a escola Universidade Infantil com trabalho que encanta os pais dos alunos e tem sido bem lembrado em enquetes virtuais.

Missecley Araújo: A vereadora Missecley Araújo tem como principais marcas a simplicidade e o cuidado com as pessoas. Teve votação acima do esperado na sua candidatura a deputada federal e ainda não decidiu se será candidata a prefeita.

Isaías Fortes: Ex-prefeito por dois mandatos e decisivo na eleição de outros dois prefeitos, Isaías deixará a condição de inelegível em janeiro de 2020, segundo o TCU. A fraca votação do seu candidato a deputado estadual e o desgaste no seu eleitorado depois da aliança com Magno Bacelar representam dois prejuízos, mas ele é um dos que aposta no apoio do governador para alavancar sua candidatura.

Aluizio Santos: Articulador político do governo Belezinha, Aluizio lidera parte do grupo que acompanha a ex-prefeita e tem a preferência de muitos para substituí-la caso ela seja convencida pela família a não enfrentar a disputa.

Belezinha: franca favorita, Belezinha teve votação histórica para deputada estadual e pode ser favorecida pelo mesmo fenômeno que a fez ser escorraçada da prefeitura: a vontade do povo demonstrar sua rejeição a quem está no governo.

Alberto Carlos: Como Belezinha e Aluizio ainda podem ser retirados da disputa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) graças a processo de compra de votos no qual foram condenados em primeira instância e absolvidos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o líder da oposição na Câmara Municipal é um dos cogitados para substituí-los.

Ezequias Douglas: Candidato a vereador na última eleição e importante liderança evangélica da cidade, irmão Douglas é genro do pastor Elias, da Assembleia de Deus e considera a possibilidade de se lançar na disputa.

Karol Pontes: Filha de Belezinha, é lembrada por apoiadores da ex-prefeita como único nome capaz de engajá-la na disputa se a mesma estiver juridicamente interditada.

O Blog do Braga pretende publicar entrevistas com todos os nomes da lista em breve.

Comentários

Unknown disse…
BELEZINHA VAI SER A PRÓXIMO PREFEITA DE CHAPADINHA NÃO TEM PRA NINGUÉM VAI SER BELEZINHA DENOVO...
Marcelo Aguiar disse…
Marcelo Aguiar, candidato à prefeito claro que votaria nele.
Marcelo Aguiar disse…
Marcelo Aguiar, candidato à prefeito claro que votaria
Marcelo Aguiar disse…
Marcelo Aguiar, candidato à prefeito claro que votaria.

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso petista adiado

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta última terça feira adiar o 3º Congresso Nacional do partido para os dias 17,18 e 19 de agosto. A decisão terá de ser confirmada pelo Diretório Nacional (percebeu a quantidade de coisa nacional nessa notícia?). O Congresso estava marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, mas seu adiamento deve ser confirmado por dificuldades logísticas.

SÃO BENEDITO COM SAUDADE

Pesquisa eleitoral realizada em São Benedito do Rio Preto aponta que o ex-prefeito Maurício Fernandes está muito perto de alcançar o dobro das intenções de voto do atual gestor do município, Wallas Rocha. Segundo o instituto Brasil Marketing Opinião, o médico tem maioria folgada e absoluta no eleitorado com a marca de 51,1% enquanto seu adversário ficou com 31%. Mesmo levando para si todos os que pensam em votar nulo ou branco (10,7%) e ainda os indecisos (7,2%) Wallas não derrotaria Maurício se a eleição acontecesse hoje. Depois da queda, o coice. O prefeito busca viabilizar sua reeleição com 61,3% dos eleitores entrevistados afirmando que não votariam nele para um novo mandato. O levantamento ainda mostra 76% dos eleitores de São Benedito considerando o governo Lula 3 como Ótimo/Bom. A pesquisa foi realizada nos dias 30 e 31 de julho, por meio de entrevista direta. A margem de erro é de 3,5%, com o nível de confiança de 96,5%. HISTÓRICO Eleito e reeleito prefeito de São Be

Márcio Honaiser em Chapadinha: Agradecimento, Reconhecimento e Compromisso com o Desenvolvimento Regional

Chapadinha recebeu a visita ilustre do deputado federal Márcio Honaiser (PDT), que expressou sua profunda gratidão pelos 634 votos conquistados no município. O gesto reflete o reconhecimento pelo empenho dos seus apoiadores e pelas potencialidades da região. "É com imenso respeito pelo trabalho realizado com meu nome que agradeço a Chapadinha. Minha família mantém investimentos nessa comunidade, e tenho plena convicção de que o Baixo Parnaíba pode se tornar uma área exemplar no panorama de desenvolvimento estadual, desde que receba o apoio necessário para isso", destacou Honaiser em entrevista concedida durante sua marcante visita. Um café da manhã organizado pelo empresário Jefferson Aguiar reuniu o deputado Márcio Honaiser com um grupo diversificado de líderes locais, incluindo cinco pré-candidatos a prefeito de municípios vizinhos e diversos pré-candidatos a vereador. Perante esse público atento, Honaiser reafirmou seu compromisso de ampliar sua influência política na