Pular para o conteúdo principal

O Presidente Jair Bolsonaro Acertou


O decreto das armas assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (15) parece honrar seu compromisso de campanha de armar todo brasileiro e nos transformar num faroeste tupiniquim, mas não passa de uma bravata com pouquíssima alteração da realidade brasileira.

A bancada da bala, a Taurus e essa gente que tenta compensar suas pequenezas com pistolas estão alegres por duas novidades: 1. A validade do Registro de Arma de Fogo passa de 5 para 10 anos. 2. Não é mais necessário comprovar “efetiva necessidade” para comprar uma arma já que foi incluída nesta categoria “residir em estados com índice de mais de 10 homicídios por 100 mil habitantes, no ano de 2016”, o que significa, na prática, todo brasileiro, já que o estado com menor índice neste parâmetro é São Paulo com 10,9 homicídios.

Contudo, para obter autorização da Polícia Federal continua sendo necessário ter 25 anos de idade, apresentar certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, comprovar ocupação lícita e de residência certa, demonstrar capacidade técnica e aptidão psicológica, exigências previstas em decreto assinado pelo presidente Lula. E ainda se adicionou agora a obrigação de ter um cofre em residências com crianças.

Francamente, este decreto pode até demonstrar a intenção do governo mudar por meio do Congresso Nacional outros dispositivos que não podem ser alterados por decreto, mas sozinho não traz grandes diferenças.

Bolsonaro não parou de mentir porque acabou a campanha eleitoral. Na cerimônia de assinatura do decreto ele afirmou que estava fazendo isso para respeitar a vontade do povo no referendo de 2005. Ocorre que o tal referendo perguntou ao brasileiro “O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”. A resposta majoritária foi “Não”, e o comércio de arma de fogo não foi proibido no Brasil, há centenas de milhares de armas no Brasil vendidas legalmente a civis. O comércio de arma de foto foi apenas regulamentado. E o que ele fez agora com esta regulamentação? Manteve quase toda como encontrou.

Quanto mais o presidente descumprir suas promessas de campanha melhor para o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso petista adiado

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta última terça feira adiar o 3º Congresso Nacional do partido para os dias 17,18 e 19 de agosto. A decisão terá de ser confirmada pelo Diretório Nacional (percebeu a quantidade de coisa nacional nessa notícia?). O Congresso estava marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, mas seu adiamento deve ser confirmado por dificuldades logísticas.

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra