Pular para o conteúdo principal

Luiz Fux, Paulo Vieira e o país que muda


O julgamento da Ação Penal 470 (vulgo "Mensalão") é transmitido, comentado e analisado pela grande mídia como um grande marco. Parece que nossos netos lerão na escola livros que dividirão a história brasileira entre "AJ" e "DJ" (antes do julgamento e depois do julgamento). 


Sob a ótica destes, as condenações de José Dirceu e José Genoíno encerram a era da impunidade, ninguém mais poderá dizer que não vivemos num país sério e a República finalmente completa sua instalação nessas terras tropicais. 

Se o agora presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi alçado a condição de Batman, o justiceiro cavaleiro das trevas, o ministro Luiz Fux é o seu Robin. 

Judeu, carioca, boa praça, lutador de Jiu-Jitsu, tocador de guitarra e, sobretudo, bonachão.

Luiz Fux revelou à jornalista Mônica Bêrgamo os caminhos que teve que percorrer para chegar à Suprema Corte. Não se sabe ainda se sob efeito de álcool, Fux revelou ter pedido o apoio de José Dirceu, João Paulo Cunha, João Pedro Stédile, Sérgio Cabral, Antônio Palocci, Delfim Neto e empresários. 

A Stédile, líder dos trabalhadores sem-terra, Fux pediu o apoio logo depois de ter feito uma conciliação com fazendeiros, a Palocci pediu apoio depois de ter votado em causa que gerou uma economia de R$ 20 bilhões ao governo. Assim mesmo, tomá lá, dá cá.

Nas conversas com petista, sempre que o assunto surgia, deixava dar a entender que votaria pela absolvição do núcleo político no julgamento do mensalão. Ao contrário, acompanhou os votos do relator em 109 de 112 ocasiões, nenhum outro chegou a tanto. 

Não por acaso, Barbosa quebrou o protocolo e o convidou para discursar na sua posse na presidência da Corte. Em retribuição, Fux pegou a guitarra na festa de comemoração e cantou "Um dia de domingo", de Tim Maia, em homenagem ao novo presidente.

No fim da história o espertão se deu bem. Depois de "bater na trave" três vezes, Fux sentenciou "Só na meritocracia não vai", fez o que pôde para ser nomeado, depois de empossado sucumbiu às pressões da mídia para ser paparicado como o número 2 da revolução moralista que toma conta do país. 

À cúpula petista, fica a lição. Desconfie quando um ministro do STF se aposentar e outro aparecer com essa história de "Eu preciso de te falar / Te encontrar / De qualquer jeito / Pra sentar e conversar".


Os chefes das quadrilhas

Com as confissões publicadas, o ministro que foi pedir apoio a José Dirceu e depois o condenou como chefe de quadrilha se aproxima de outra personagem que recentemente veio ao centro do noticiário com a mesma qualificação.

Em e-mail trocado com a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemery Noronha, Paulo Vieira pediu para que ela intercedesse pela nomeação dele para o cargo de diretor da ANA (Agência Nacional de Águas) utilizando-se de uma máxima um tanto quanto fuxniana: "estou enviando o meu currículo com as informações que eu considerei mais pertinente ao cargo da ANA, apesar de sabermos que o currículo não é fator primordial".


A verdadeira mudança

Tudo isso, que sempre aconteceu nos bastidores, sendo trazido às vistas do grande público está mudando mesmo o país. Estamos deixando de ser um país hipócrita para ser um país cínico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso petista adiado

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta última terça feira adiar o 3º Congresso Nacional do partido para os dias 17,18 e 19 de agosto. A decisão terá de ser confirmada pelo Diretório Nacional (percebeu a quantidade de coisa nacional nessa notícia?). O Congresso estava marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, mas seu adiamento deve ser confirmado por dificuldades logísticas.

SÃO BENEDITO COM SAUDADE

Pesquisa eleitoral realizada em São Benedito do Rio Preto aponta que o ex-prefeito Maurício Fernandes está muito perto de alcançar o dobro das intenções de voto do atual gestor do município, Wallas Rocha. Segundo o instituto Brasil Marketing Opinião, o médico tem maioria folgada e absoluta no eleitorado com a marca de 51,1% enquanto seu adversário ficou com 31%. Mesmo levando para si todos os que pensam em votar nulo ou branco (10,7%) e ainda os indecisos (7,2%) Wallas não derrotaria Maurício se a eleição acontecesse hoje. Depois da queda, o coice. O prefeito busca viabilizar sua reeleição com 61,3% dos eleitores entrevistados afirmando que não votariam nele para um novo mandato. O levantamento ainda mostra 76% dos eleitores de São Benedito considerando o governo Lula 3 como Ótimo/Bom. A pesquisa foi realizada nos dias 30 e 31 de julho, por meio de entrevista direta. A margem de erro é de 3,5%, com o nível de confiança de 96,5%. HISTÓRICO Eleito e reeleito prefeito de São Be

Márcio Honaiser em Chapadinha: Agradecimento, Reconhecimento e Compromisso com o Desenvolvimento Regional

Chapadinha recebeu a visita ilustre do deputado federal Márcio Honaiser (PDT), que expressou sua profunda gratidão pelos 634 votos conquistados no município. O gesto reflete o reconhecimento pelo empenho dos seus apoiadores e pelas potencialidades da região. "É com imenso respeito pelo trabalho realizado com meu nome que agradeço a Chapadinha. Minha família mantém investimentos nessa comunidade, e tenho plena convicção de que o Baixo Parnaíba pode se tornar uma área exemplar no panorama de desenvolvimento estadual, desde que receba o apoio necessário para isso", destacou Honaiser em entrevista concedida durante sua marcante visita. Um café da manhã organizado pelo empresário Jefferson Aguiar reuniu o deputado Márcio Honaiser com um grupo diversificado de líderes locais, incluindo cinco pré-candidatos a prefeito de municípios vizinhos e diversos pré-candidatos a vereador. Perante esse público atento, Honaiser reafirmou seu compromisso de ampliar sua influência política na