Pular para o conteúdo principal

A politização de tudo e a condenação automática





Uma manchete chocante, informações desencontradas e toda a cidade se prepara para o apedrejamento de um médico. Este blogueiro, indignado como todo mundo, também já tinha sua pedra em mãos (clique aqui), mas, ao baixar a poeira, aguardar as investigações parece o caminho mais prudente.

A informação inicial agora parece distante de verossimilhança: O Dr. Sérgio Barbosa, diretor clínico dos dois hospitais de Chapadinha, teria cometido imperdoável erro médico ao matar acidentalmente um bebê durante o parto decepatando-lhe a cabeça. Não foi um corte no pescoço, um pedaço de gaze esquecido dentro do corpo do paciente ou qualquer outro lapso, o bebê teria sido "decaptado por acidente". Colocando-se a luta política de lado e ignorando-se a grita de pré-candidatos a vereador da oposição, não parece uma hipótese crível.

Em entrevista ao portal G1 (clique aqui), Dr. Sérgio Barbosa afirmou ter atendido a mãe já com o corpo da criança preso com as pernas fora da pélvis e a cabeça ainda dentro do útero. Diante do quadro adverso e da impossibilidade de sobrevivência do bebê, o médico teria decidido salvar a vida da mãe utilizando o método impactante.

Na matéria de Tahiane Stochero (G1), que "aparentemente" não tem qualquer interesse especial nas questões locais de Chapadinha, além da família e do médico, é ouvido um especialista no assunto, o ginecologista e obstetra José Bento de Souza. Afirma o médico que o procedimento, segundo o relato de Sérgio Barbosa, foi correto (e aqui transcrevo ipsis litteris o trecho da matéria em vermelho).

"A pedido do G1, o ginecologista e obstetra José Bento de Souza analisou o caso. Ele afirma que a primeira coisa que o médico deve tentar em casos de “cabeça derradeira”, quando a cabeça do bebê fica presa, é tentar aumentar a dilação e expelir a cabeça por baixo. Já quando o bebê está morto, como o médio Barbosa relatou que ocorreu no Maranhão, o objetivo é salvar a vida da mãe, pois, caso o parto demore, há risco de infecções ou hemorragia.



“Se o bebê está morto e a cabeça presa, existe a possibilidade de, com uso de instrumentos, esvaziar a cabeça e fazê-la sair por baixo. Mas, se ele não tinha instrumentos, a prática feita pelo médico, pelo que foi descrito, está correta, este procedimento de decepar a criança existe”, explicou Bento. “Ele fez o que podia para salvar a mãe. A família está julgando-o por ter decepado a criança, mas deviam tê-lo louvado por salvar a mulher”, afirmou."


Pelo sim, pelo não, a secretária municipal de Saúde, Dra. Maria José Coutinho, fez a sua parte. Instaurou procedimento para apurar o caso e acionou o Conselho Regional de Medicina.

Então ficamos com as seguintes questões a serem esclarecidas:

  1. O médico matou a criança decaptando-lhe ou cortou-lhe a cabeça depois de morta para salvar a mãe?
  2. O médico decidiu tentar fazer parto normal, mesmo com a criança em posição inversa, ou a criança já estava com parte do corpo para fora?
  3. O médico tentou esconder da família o que havia feito? Se sim, por que?

Fato é que uma criança morreu e tem muito mais gente interessa em fazer política em cima do seu cadáver do que consolar a família enlutada e esclarecer as circunstâncias dessa mortes.

Comentários

Têm coisas que não adianta ficar procurando culpados. Mas também não podemos ficar calados com tamanha aberração em pleno século XI. Pelo que foi informado a mãe vinha fazendo pré-natal e já sabia que a criança estava nesse situação e previa cesariana. Não justifica! É um erro gritante de incompetência desse médico relapso. Esse negocio de aproveito político é papa de quem pensa que todo mundo é bobo e está cego.
Eduardo Braga disse…
Companheiro Herbert,

Esta é a segunda questão das três que coloco.

"O médico decidiu tentar fazer parto normal, mesmo com a criança em posição inversa, ou a criança já estava com parte do corpo para fora?"

Quanto ao aproveitamento político, companheiro, é apenas coincidência que os maiores indignados sejam exatamente aqueles que fazem luta política dia e noite em benefício da oposição municipal?

Triste do governo que não tiver uma oposição forte, mas o foco está errado. Todo mundo sabe dos problemas da saúde e de outros serviços públicos em Chapadinha e é dever da oposição denunciá-los, acusar o médico de ter matado o bebê é outra coisa.
Eduardo Braga disse…
Veja aqui caso similar

http://www.vitrinedocariri.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=32703
BARRETINHO disse…
caro Eduardo Braga,o caso do linq indicado, o caso é diferente, “A paciente retornou ao Isea no dia seguinte, por volta das 9h53, sendo prontamente atendida pelo Dr. José Herculano Marinho, que registrou na folha de atendimento apresentação pélvica completa, com as nádegas e pés no canal vaginal, em trabalho de parto no PERÍODO EXPULSIVO” no caso noé é diferente, a paciente chegou com contrações e informou ao médico que náo podia ter normal, pois a criança estava em pé, inclusive lhe mostrou o ULTRASSOM
Eduardo Braga disse…
Na versão do Dr. Sérgio, Noé estaria exatamente neste situação.

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso petista adiado

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta última terça feira adiar o 3º Congresso Nacional do partido para os dias 17,18 e 19 de agosto. A decisão terá de ser confirmada pelo Diretório Nacional (percebeu a quantidade de coisa nacional nessa notícia?). O Congresso estava marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, mas seu adiamento deve ser confirmado por dificuldades logísticas.

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra