Pular para o conteúdo principal

O PT e a inversão do processo político em Chapadinha



Em ano pré-eleitoral os analistas políticos gastam boa parte do tempo especulando sobre o que os atores da cena política farão no ano seguinte. Quem será candidato? Quem vai apoiar quem? Quem vai trair quem? 

Infelizmente, o centro do debate são sempre as pessoas, e não as proposta. Afinal, é assim que o processo político acontece. 

Ao invés de se discutir projetos políticos, programas de governo que desemboquem em candidaturas que representem essas idéias, as candidaturas nascem de anseios pessoais, do desejo do indivíduo ser vereador ou prefeito.

A escassez de idéias transforma o debate político em algo tão superficial, que o principal argumento dos agentes políticos é o ataque ao(s) adversário(s). Na incapacidade de defender seu grupo político, argumenta-se que os outros são ainda piores.

Não creio que seja isso que interessa ao povo. Creio que o povo espera novas idéias e novas práticas. Não apenas propostas que sejam ditas em cima dos palanques e esquecidas no dia seguinte à eleição, mas discussões que gerem compromissos a serem assumidos com a sociedade e cumpridos ao longo de todo um mandato.

Por isso a Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) formou um grupo de trabalho para, desde já, começar a elaborar o programa de governo do partido para Chapadinha no período 2013-2016 e decidiu que só depois deste programa pronto, a legenda discutirá sua tática eleitoral. Certa decisão.

A executiva decidiu também realizar uma campanha de filiação no município durante o mês de setembro aproveitando o grande momento que a legenda vive com a sua consolidação em âmbito nacional e fortalecimento em nível estadual. Em 2012 será o momento de o partido municipalizar este processo de crescimento, reafirmando seus valores e ajudando Chapadinha a se preparar para o crescimento dos próximos anos.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns pela matéria, reproduzida em nosso blog: http://cesardopt.blogspot.com/2011/08/o-pt-e-inversao-do-processo-politico-em.html
Um abraço
César Soares

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso petista adiado

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta última terça feira adiar o 3º Congresso Nacional do partido para os dias 17,18 e 19 de agosto. A decisão terá de ser confirmada pelo Diretório Nacional (percebeu a quantidade de coisa nacional nessa notícia?). O Congresso estava marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, mas seu adiamento deve ser confirmado por dificuldades logísticas.

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra