2.2.11

Vice-governador cumpre agenda em Brasília

Washington Luiz com o ministro Luiz Sérgio
O vice – governador Washington Luiz Oliveira está em Brasília desde a última segunda-feira dia 31/01, onde cumpre extensa agenda. Na segunda- feira teve uma audiência com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio.

Entre os assuntos tratados o vice-governador solicitou apoio aos projetos de investimentos ao Estado do Maranhão nos diversos órgãos federais.

O Ministro Luiz Sérgio mostrou-se empenhado em reforçar as articulações entre os mais diversos órgãos do Governo Federal e o Estado e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Maranhão sob a liderança da governadora Roseana Sarney.

O vice-governador aproveitou a oportunidade para convidar o Ministro para visitar o Estado e o mesmo demonstrou interesse, especialmente, por se tratar de um dos poucos Estados que ele não conhece.

“O apoio do Ministério das Relações Institucionais é muito importante na implantação de projetos, nas mais diversas áreas, no nosso Estado”, disse Washington Luiz.

MEB- Ainda na segunda-feira Washington Luiz se encontrou com representantes do Movimento de Educação de Base (MEB), os Padres Gabriele Cipriane e Virgílio Uchoa que manifestaram interesse do MEB em dar continuidade às ações de alfabetização de jovens e adultos desenvolvidas no Maranhão, em parceria com a Secretaria de Educação.

O MEB é vinculado à Confederação dos Bispos do Brasil, cuja ação de educação popular, por meio da educação de jovens e adultos contribui para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano.

Os representantes do MEB entregaram ao vice – governador uma Carta de Intenções do Movimento na qual apresentam as ações desenvolvidas em parceria com a SEDUC e a manifestação de interesse em continuar.

Na ocasião o Padre Gabriele ressaltou que o MEB atuou no Maranhão em parceria com o Estado de 2004 a 2010 e com o Governo Federal, até 2007, por meio dos Programas Brasil Alfabetizado que abrangeu 31 municípios, de Projetos de desenvolvimento sustentável das comunidades em situação de risco social, parceria que envolveu a Cáritas Brasileira e o Ministério do Desenvolvimento Social, em 13 Municípios.

Destacou ainda, o PAEMA – Programa de Alfabetização Educadora do Maranhão, em parceria com a SEDUC que abrangeu 54 municípios.

Nestes projetos destaca-se a importância da metodologia desenvolvida que envolve a educação de jovens e adultos, a capacitação de agentes de educação de base, além da coordenação e assessoria pedagógica do MEB que é referência em educação popular e ação de participação das comunidades excluídas.

Nenhum comentário: