Pular para o conteúdo principal

Política com “P” Maiúsculo

Por: Almir Moreira – Advogado
A administração caminha normalmente sem nada a lhe travar, apesar da aparente situação caótica em alguns setores estruturais, espelho da história brasileira. As deficiências que temos são as mesmas do Brasil. No rico Mato Grosso a produção sofre percalços para escoar, a malha viária está em frangalhos. No prospero sudeste ainda temos moradias penduradas em barrancos. Na maior metrópole brasileira falta hospital sobra paciente. Contudo, os ganhos do Brasil recente, sob a batuta do Presidente Lula, se sobrepõem a estas mazelas porque numa esquala de tempo repercutirão no sentido de demovê-las. Aqui também esses ganhos foram incorporados à nossa realidade sociopolítica, nossa economia cresceu sob a égide de um comando político local que soube interpretar esse momento, controlando as finanças públicas, expandindo a rede de serviços públicos e privilegiando o regime de liberdades respeitando sempre a diversidade de opinião.
Agora paralelo a isso como uma obra de engenharia o grupo político liderado por Magno\Danúbia vai se reestruturando e ganhando força, consciente da responsabilidade pela manutenção deste status, por entender ainda não termos superado esta etapa de afirmação da democracia chapadinhense. Assim, aliados de sempre como Joana leal e seu grupo se reagrupam, políticos como Dr. Elcio e seu grupo se afinam no governo e as base do PSC chega para ocupar cargo do primeiro escalão. O novo neste processo e a meu ver de suma importância é a composição feita com a participação de outros atores do nosso cenário político a demonstrar uma guinada de qualidade na concepção de governar. Falo da participação do Partido dos Trabalhadores. A administração sentirá através dos petistas um toque diferente de administrar que será benéfico a todos. Magno\Danubia enxergaram longe, o PT local nada mais fez do que senão acompanhar os passos da sua política nacional e estadual. O PT é governo no Brasil e no Maranhão, e é governo com alianças. E por que não seria em Chapadinha E por que se furtaria desta tarefa, realizada por gente de notória responsabilidade com nossa sociedade? Sem demérito a ninguém, Magno, Danubia, Sebastião Pinheiro, Zé Almeida, Zé Filho, Joana Leal, Alexandre Pinheiro, Prof. Jesus, não bastam?
Por fim, sem alarde vai sendo montada uma nova estrutura política de cunho administrativa e eleitoral, tudo em perfeita harmonia com o quadro político maranhense que se apresenta, Roseana e Washington na direção do Estado e a ascensão de Magno Bacelar ao Parlamento estadual.

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns!!
*Almir pela reflexão sobre a política em todos os ângulos.

*O novo neste processo e a meu ver de suma importância é a composição feita com a participação de outros atores do nosso cenário político a demonstrar uma guinada de qualidade na concepção de governar. Falo da participação do Partido dos Trabalhadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso petista adiado

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta última terça feira adiar o 3º Congresso Nacional do partido para os dias 17,18 e 19 de agosto. A decisão terá de ser confirmada pelo Diretório Nacional (percebeu a quantidade de coisa nacional nessa notícia?). O Congresso estava marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, mas seu adiamento deve ser confirmado por dificuldades logísticas.

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra