5.10.10

PMDB-PT, a aliança que garantiu a vitória do time de Lula no Maranhão

A vitória de Roseana Sarney no primeiro turno das eleições maranhenses, de tão apertada, pode ser creditada a toda contribuição que teve durante a campanha, mas uma foi flagrantemente decisiva: a aliança com o PT.

A decisão em primeiro turno veio por pouco de mais de 7 mil votos de vantagem sobre a soma dos seus adversários. Pode-se dizer, portanto, que, caso o partido do presidente Lula não tivesse firmado aliança com o PMDB, o segundo turno seria inevitável.

Aliado ao PCdoB, o PT faria a arrancada comunista ser ainda maior e somando sua militância à disposição de Flávio Dino daria contornos dramáticos e imprevisíveis para o resultado do segundo turno.

De todos que ajudaram a construir essa vitória, um, portanto, a de ser homenageado: o vice-governador eleito Washington Luiz. Alinhada à política nacional do partido e do presidente Lula, a ala do partido liderada no Maranhão por Washington e pelos presidentes dos diretórios estadual, Raimundo Monteiro, e de São Luís, Fernando Silva, comprou uma briga grande dentro e fora do partido para confirmar essa aliança.



Ouvida pela Blogue, uma importante liderança do grupo confirmou que a atuação de Washington foi providencial. "Houve momentos de grande tensão interna, mas a postura das nossas lideranças foi decisiva. Fizeram tudo que havia de ser feito", lembrou.

A parceira eleitoral deverá ser mantida agora. A própria governadora assinou texto intitulado "Lula, o PT e eu queremos ficar juntos agora e no futuro". Ali Roseana escreveu: "Recebi o incentivo do próprio presidente [Lula] para formalizar esta parceria com o PT e sei que, juntos, podemos fazer uma revolução no Maranhão. Queremos uma aliança em pé de igualdade, pois é assim que o governo recebe o PT."

Oxalá a aliança PT-PMDB traga bons frutos ao Maranhão tanto quanto vem trazendo para o Brasil.

Nenhum comentário: