Pular para o conteúdo principal

Ela voltou


A decisão do Tribubal Superior Eleitoral (TSE), ratificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de cassar o mandato do ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) é justa, justíssima.

Foi muito claro uso da máquina pública por parte do então chefe do poder executivo estadual José Reinaldo Tavares (PSB) para eleger o pedetista e derrotar o grupo sarneysista. Segue um dos exemplos:



E os próprios correligionários de Jackson nunca conseguiram justificativas para os flagrantes pecadilhos. Limitam-se a acusar o senador José Sarney de estar por trás da cassação e dizer que tudo não passa de um golpe.

É verdade também que há denúncias contra a segunda colocada nas eleições e agora governadora já empossada Roseana Sarney e os tribunais estão demorando mais ainda para julgar as tais, o que, de forma alguma, inocenta Jackson e sua trupe supostamente anti-sarneysista.


E o PT nessa história toda?

Não é só na política maranhense que há maniqueísmo. O PT do Maranhão também se divide ao meio. "Construindo um Novo Brasil" contra "Movimento PT", Washington Luis contra Domingos Dutra, "sarneysistas" contra tucanos.

O deputado federal Domingos Dutra, um dos maiores papagaios (ou seria tucano?) de pirata da Jackson Lago é o atual presidente estadual do PT e defensor do governo pedetista-tucano agora cassado. Dutra é um dos maiores animadores da Frente de Libertação de Jackson, João Castelo (PSDB), Roberto Rocha (PSDB), Aderson Lago (PSDB), Zé Reinaldo (PSB), Jaime Santana (PSDB) e outros ilustres homens de bem.

O ex e futuro deputado federal Washigton Luis considera que a queda de Jackson fortalece o PT.
  1. O pedetista-tucano, escondido atrás de um discurso pseudo-anti-sarneysista, tenta se mostrar como alternativa de esquerda e enfraquece os petistas.
  2. Jackson e companhia são "José Serra 2010 Futebol Clube", enquanto o PMDB, de Roseana, é aliado de primeira hora do governo Lula e provavelmente também será de Dilma em 2010.
  3. No governo cassado o PT tinha um acanhado espaço e Roseana assumiu procurando o partido para compor o governo com destaque. O partido ainda não topou, apesar do filho da deputada estadual Helena Heluy, José Antônio Heluy, já ter decidido assumir a secretaria de Economia Solidária. De qualquer forma, com a escolha do deputado Waldir Maranhão (PP) para a secretaria de Ciência e Tecnologia, o partido ganhará mais um deputado federal, o próprio Washington Luis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso petista adiado

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta última terça feira adiar o 3º Congresso Nacional do partido para os dias 17,18 e 19 de agosto. A decisão terá de ser confirmada pelo Diretório Nacional (percebeu a quantidade de coisa nacional nessa notícia?). O Congresso estava marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, mas seu adiamento deve ser confirmado por dificuldades logísticas.

SÃO BENEDITO COM SAUDADE

Pesquisa eleitoral realizada em São Benedito do Rio Preto aponta que o ex-prefeito Maurício Fernandes está muito perto de alcançar o dobro das intenções de voto do atual gestor do município, Wallas Rocha. Segundo o instituto Brasil Marketing Opinião, o médico tem maioria folgada e absoluta no eleitorado com a marca de 51,1% enquanto seu adversário ficou com 31%. Mesmo levando para si todos os que pensam em votar nulo ou branco (10,7%) e ainda os indecisos (7,2%) Wallas não derrotaria Maurício se a eleição acontecesse hoje. Depois da queda, o coice. O prefeito busca viabilizar sua reeleição com 61,3% dos eleitores entrevistados afirmando que não votariam nele para um novo mandato. O levantamento ainda mostra 76% dos eleitores de São Benedito considerando o governo Lula 3 como Ótimo/Bom. A pesquisa foi realizada nos dias 30 e 31 de julho, por meio de entrevista direta. A margem de erro é de 3,5%, com o nível de confiança de 96,5%. HISTÓRICO Eleito e reeleito prefeito de São Be

Márcio Honaiser em Chapadinha: Agradecimento, Reconhecimento e Compromisso com o Desenvolvimento Regional

Chapadinha recebeu a visita ilustre do deputado federal Márcio Honaiser (PDT), que expressou sua profunda gratidão pelos 634 votos conquistados no município. O gesto reflete o reconhecimento pelo empenho dos seus apoiadores e pelas potencialidades da região. "É com imenso respeito pelo trabalho realizado com meu nome que agradeço a Chapadinha. Minha família mantém investimentos nessa comunidade, e tenho plena convicção de que o Baixo Parnaíba pode se tornar uma área exemplar no panorama de desenvolvimento estadual, desde que receba o apoio necessário para isso", destacou Honaiser em entrevista concedida durante sua marcante visita. Um café da manhã organizado pelo empresário Jefferson Aguiar reuniu o deputado Márcio Honaiser com um grupo diversificado de líderes locais, incluindo cinco pré-candidatos a prefeito de municípios vizinhos e diversos pré-candidatos a vereador. Perante esse público atento, Honaiser reafirmou seu compromisso de ampliar sua influência política na