28.2.07

Clausura de barreira aprovada em comissão do Senado


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal se reuniu nesta quarta-feira para analisar a aprovação da clausura de desempenho (ou de barreira) e a redução da maioridade penal.

Na primeira discussão o senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu a clausura, mas declarou-se a favor da federação de partidos. O senador Marco Maciel (PFL-PE) lembrou que esta medida não extingui os partido que não conseguirem o desempenho mínimo, só dificulta seu funcionamento. Já o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), relator do projeto, citando algumas exceções como o PCdoB e o PPS, lembrou da importância da medida para acabar com os partidos pequenos que viram partidos de aluguel.

Durante a votação o presidente da Comissão, senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), chamando os senadores a votar convocou um tal "Roseana Wellington". O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) (foto), membro da comissão, indagou surpreso: "Roseana Wellington?!" e o baiano, sempre brincalhão, não titubeou: "Me confundi, é por causa do cabelo". "Depois desse comentário a senadora Roseana nunca mais vai falar com o ACM", completou o senador Aloízio Mercadante (PT-SP).

Por fim o projeto que institui a clausura de desempenho acabou sendo aprovado na comissão por 13 votos a 5.

Nenhum comentário: