9.11.06

Início do fim

O partido democrata, que faz oposição ao governo do presidente George W. Bush, venceu as eleições parlamentares nos Estados Unidos. Terá maioria nas duas casas do congresso nos últimos dois anos do governo republicano de Bush e pelo menos nos dois primeiros anos do próximo governo.

A primeira conseqüência foi a queda do secretário de segurança Donald Rumsfeld. A próxima deverá ser a derrota republicana nas eleições presidenciais de 2008. Com isso, a disputa dentro do partido democrata pela candidatura deve ser ainda mais acirrada do que de costume. A senadora reeleita Hillary Clinton, mulher do ex-presidente Bill, é uma das mais cotadas. Os candidatos derrotados por Bush nas últimas eleições, Al Gore e John Kerry, são lembrados pelos expeculadores, mas não têm muitas chances, sobretudo Gore. De resto, alguns parlamentares devem concorrer as prévias partidárias.

Do lado republicano fala-se na secretária de Estado Condoleezza Rice, no ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani, mas a verdade é que, seja quem for o candidato, a vitória seria uma grande surpresa.

Nenhum comentário: