26.9.06

Voto Nulo

Quando estourou o escândalo do valerioduto eu pensei em votar nulo nas eleições, sobretudo no voto para deputado federal. Eu achava que seria uma forma de demonstrar meu descontentamento com tudo o que estava acontecendo naquela época, mas hoje vejo a inutilidade deste tipo protesto.
O direito ao voto não caiu do céu. Quando os brasileiros começaram a votar eram apenas os homens ricos que votavam. Conseguimos, com mobilização popular, conquistar o voto feminino e acabar com o voto censitário. Ditaduras tiraram nosso direito ao voto e povo não deixou de lutar. Alguns morreram na luta e nem chegaram a ver a democracia de volta. Na constituinte 88 conquistamos o direito do voto aos 16 anos de idade. Depois de tudo isso vem meia dúzia de babaca pregarem o voto nulo como protesto!? Votar nulo é renunciar ao maior direito do cidadão, e é através desse direito que podemos mudar a realidade da política brasileira.
Se todos estes que pensam em protestar com o voto nulo, ao invés disso, votassem corretamente já seria uma boa renovação para a câmara federal.
Renovar sim é um bom protesto. Temos de deixar de votar em Severino Cavalcanti's, Roberto Jefferson's, Inocêncio de Oliveira's e todas as figuras que fujam a política brasileira. Escolhi apoiar para deputado federal um candidato de 36 anos que nunca teve mandato legislativo exatamente por isso.
NÃO VOTEM NULO. VOTEM CERTO.

Um comentário:

Camila disse...

Achei muito interessante o que você falou, você se expressa bem, precisamos de gente como vc para mudar o brasil.