27.9.06

Viva os debates!!!

Ontem a Rede Globo promoveu debates entre os candidatos a governador em todos os estados e no Distrito Federal.
Destaque para o debate entre os candidatos a governador aqui do DF. Arlete Sampaio(PT) foi muito bem, sem dúvida a melhor no debate. Toninho do PT, quer dizer, do PSOL também foi bem, mas se concentrou em atacar a candidata do PT e entrou no jogo dos candidatos de direita. A governadora Maria Abadia (PSDB) falha em não ter uma boa oratória, mas apertou o candidato Arruda (PFL) por ele prometer ampliar o número de Campus da UnB sem lembrar que é uma universidade federal, portanto, não compente ao governador do DF decidir sobre isso. A conclusão que se tira desse debate é que deverá haver segundo turno e Arlete ganhou força para superar Abadia e ir concorrer com Arruda.

Adoro debates, acho que todo candidato deveria comparecer. Roseana Sarney, no Maranhão, e Aécio Neves, em Minas Gerais, não compareceram porque são absolutamente favoritos em suas disputas e não ganham nada nos debates.
Isso nos remete à disputa nacional na qual Lula é o grande favorito e não foi a nenhum debate até agora, mas especula-se que, motivado pelas denúncias do caso do dossiê, ele pode ir ao debate de quinta-feira entre os candidatos a presidente também realizado pela Globo.
Sinceramente, creio que ele deveria ir. Não por causa da história do dossiê no qual o Serra é acusado (é bom lembrar que o acusado é o Serra), mas pela importância do debate. Alguns lulistas dirão: "Mais todo mundo vai ficar atacando-o e ele só tem a perder". E eu responderei: E ele não tem respostas pras perguntas? Não tem as devidas explicações? Não tem porque fugir. Lula pode dar um show nesse debate, ser simpático, responder com firmeza o que lhe for perguntado, não atacar ninguém, falar dos avanços dos últimos quatro anos e sair com a vitória assegurada no primeiro turno.

Nenhum comentário: