27.9.06

Haverá 2º turno...

Calma, haverá segundo turno na eleição pra governador do DF.
Deixei de acreditar em pesquisas. Não considero confiáveis os institutos de pesquisas daqui, principalmente depois de um candidato a vice-governador ter declarado que recebeu uma proposta de um desses institutos para que sua chapa ficasse melhor nas pesquisas caso houvesse um pagamento por fora.
Também podemos lembrar das últimas eleições. Em 1998, Cristovam era dado como reeleito e acabou perdendo para Joaquim Roriz (PMDB). Em 2002, pouco antes das eleições as pesquisas indicavam o mesmo Roriz com 57% das intenções de votos e Geraldo Magela (PT) com menos de 20%. As urnas foram abertas e o resultado foi 42% a 40% e no 2º turno Magela perdeu por apenas 15 mil votos numa eleição cheia de acusações de abuso de poder.
Mas isso é passado. O presente nos mostra vária pesquisas contradizendo-se. Hoje, uma pesquisa foi divulgada dando a José "Painel" Arruda (PFL) 60% dos votos válidos, porém pesquisas de bastidores, algumas de orgãos acima da suspeitas, o mostram com pouco mais de 40% e as candidata Arlete Sampaio (PT) e Maria Abadia (PSDB) disputando a outra vaga no segundo turno.
As pesquisas "suspeitas" chegam a ser engraçadas. Mostram Arlete Sampaio com pouco mais de 10%. Ora, o DF sempre foi dividido ao meio entre petistas e rorizistas e agora só restou um quinto dos simpatizantes petistas!? Tá bom que o partido teve uma séria crise, mas também não é assim.
Palpite pessoal: Haverá 2º turno. Arruda estará lá sustentado nos ultimos quatro anos que passou fazendo campanha e no aparente esquecimento do caso da violação do painel do Senado , um crime contra o parlamento, da qual ele participou. Sua concorrente será Arlete Sampaio içada pela força de sua militância e seu passado limpo.
Espero o que dirão as urnas e não as pesquisas.

Nenhum comentário: